2006/10/27

Trabalho Grupo 1 (Licenciatura CVCM, 4º ano):

Grupo 1 (Licenciatura CVCM, 4º ano): Gonçalo Calquinhas, Ricardo Machado, Pedro Morais

Tema: Programa educativo sobre os Reis de Portugal

Sinopse: Cenário virtual de uma zona típica de lisboa, em que o utilizador percorre as ruas e em que cada casa tem informação sobre os reis de Portugal(Fotografia, biografia, história e outras informações de relevo). Cada dinastia ocuparia uma das ruas do cenário.

Público-Alvo: dos 9 aos 14 anos, pois é nessa faixa que os jovens aprendem a história de Portugal na Escola. Seria um bom complemento aos livros, pois aprenderiam de uma forma engraçada e divertida!


Comentários CQ:
- o ambiente de rua típica como interface para conhecer os Reis de Portugal talvez não seja o mais acertado e consistente: porque não explorar antes uma sala nobre de um monumento nacional (ou um conjunto de salas) como interface, como por exemplo a Sala dos Reis no Mosteiro de Alcobaça, que contém estátuas em barro de todos os reis portugueses até D. José;

- outra ideia que poderiam explorar, o Panteão Nacional e as suas personagens ilustres;
- sugeria que desenvolvessem elementos de desafio para a exploração das biografias, que não fosse só explorar os espaços de forma aleatória, mas antes que direccionassem os utilizadores de forma a que eles fossem tendo acesso a mais conteúdos no caso de acertar nas respostas a quizzes ou de descobrir a solução de puzzles.
- recomendava que restringissem a faixa etária: estamos a falar de miúdos que estão a concluir o 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos), outros que estão no 2º ciclo (10-12 anos) e ainda outros que estão no 3º ciclo (12-14 anos); julgo ser preferível direccionar para a faixa etária dos 12 aos 14 anos (ou seja, 7º, 8º e 9º ano).