2006/10/27

Trabalho de Grupo 3 (Licenciatura CVCM, 4º ano):

Grupo 3 (Licenciatura CVCM, 4º ano): André Martins, José Lopes e Inês Galo

Tema: Investigar Castelo de S.Jorge e bairros adjacentes

Sinopse: Seguir um detective, que investiga um crime ocorrido no Castelo de S.Jorge que a o leva a percorrer os bairros históricos adjacentes ao Castelo. A aventura é passada num ambiente 3D embora a navegação seja numa lógica de banda desenhada.

Público-Alvo: dos 15 aos 18 anos.


Comentários CQ:
- sugeria que o âmbito do trabalho fosse restrito ao Castelo de São Jorge, quer do ponto de vista do desenvolvimento do guião Multimédia quer do ponto de vista da realização do protótipo em Virtools (julgo que têm muito pano para mangas só à conta do castelo);
- recomendava que trabalhassem o título do projecto de forma a ser mais apelativo para o público-alvo, algo que remeta para o imaginário dos filmes e livros de mistério e suspense
- o conceito de forma de navegação (numa lógica de banda desenhada) é interessante, mas desconheço de que forma pode ser exequível no Virtools (esta área é do prof. Cascais)
- como próximos passos recomendaria que detalhassem que crime ocorreu no castelo e que caracterizassem as personagens envolvidas (detective, culpados e inocentes)

Trabalho de Grupo 2 (Licenciatura CVCM, 4º ano):

Grupo 2 (Licenciatura CVCM, 4º ano): Vanda Emídio, Daniel Dourado, Marco Moura

Tema: Quinta Pedagógica dos Olivais

Sinopse: Pegando no conceito da Quinta pedagógica dos Olivais, pretende-se recriar um espaço virtual interactivo onde a interacção com os animais e as várias actividades da quinta possam oferecem aos nossos visitantes um vasto leque de novas e divertidas experiências.

Público-Alvo: Crianças com idades compreendidas entre os 6 e 8 anos.


Comentários CQ:
- para começar, sugeria que a equipa de alunos contactasse os responsáveis da quinta pedagógica para melhor trabalharem as ideias a desenvolver no guião multimédia; a quinta recebe muitas visitas de turmas e seria interessante perceber de que forma um projecto em 3D poderia ir de encontro às necessidades dos professores, alunos e responsáveis da quinta (no Virtools, poderiam como que antecipar a visita e, depois da visita, recordar alguns dos momentos altos do dia);
- outra ideia pode passar por desenvolverem o projecto orientado para crianças com necessidades especiais (motoras, cognitivas, auditivas, por exemplo): a acessibilidade no multimédia é uma área pouco explorada no nosso país e, para mais, a quinta pedagógica tem (ou tinha no ano passado) actividades específicas para crianças com necessidades especiais;
- o público-alvo foi muito bem escolhido.

Trabalho Grupo 1 (Licenciatura CVCM, 4º ano):

Grupo 1 (Licenciatura CVCM, 4º ano): Gonçalo Calquinhas, Ricardo Machado, Pedro Morais

Tema: Programa educativo sobre os Reis de Portugal

Sinopse: Cenário virtual de uma zona típica de lisboa, em que o utilizador percorre as ruas e em que cada casa tem informação sobre os reis de Portugal(Fotografia, biografia, história e outras informações de relevo). Cada dinastia ocuparia uma das ruas do cenário.

Público-Alvo: dos 9 aos 14 anos, pois é nessa faixa que os jovens aprendem a história de Portugal na Escola. Seria um bom complemento aos livros, pois aprenderiam de uma forma engraçada e divertida!


Comentários CQ:
- o ambiente de rua típica como interface para conhecer os Reis de Portugal talvez não seja o mais acertado e consistente: porque não explorar antes uma sala nobre de um monumento nacional (ou um conjunto de salas) como interface, como por exemplo a Sala dos Reis no Mosteiro de Alcobaça, que contém estátuas em barro de todos os reis portugueses até D. José;

- outra ideia que poderiam explorar, o Panteão Nacional e as suas personagens ilustres;
- sugeria que desenvolvessem elementos de desafio para a exploração das biografias, que não fosse só explorar os espaços de forma aleatória, mas antes que direccionassem os utilizadores de forma a que eles fossem tendo acesso a mais conteúdos no caso de acertar nas respostas a quizzes ou de descobrir a solução de puzzles.
- recomendava que restringissem a faixa etária: estamos a falar de miúdos que estão a concluir o 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos), outros que estão no 2º ciclo (10-12 anos) e ainda outros que estão no 3º ciclo (12-14 anos); julgo ser preferível direccionar para a faixa etária dos 12 aos 14 anos (ou seja, 7º, 8º e 9º ano).

2006/10/18

Grupos de Trabalho - 4º ano CVCM

Grupo 1
- Gonçalo Calquinhas
- Ricardo Machado
- Pedro Morais

Grupo 2
- Vanda Emídio
- Daniel Dourado
- Marco Moura

Grupo 3
- André Martins
- Inês Galo
- José Lopes

2006/10/17

Trabalho a desenvolver ao longo do semestre:

- tema geral: “Um olhar sobre Lisboa”
- tema específico: proposto por alunos até 19-10-2006 (com sinopse e público-alvo)
- público-alvo: escolher entre faixas etárias 6-8 anos, 9-11 anos, 12-14 anos e 15-18 anos